POSSE DA DIRETORIA (1948)

O sacerdote permanece sentado enquanto o presidente cessante se coloca de pé, fora do presbitério, em frente ao sacerdote. O secretário se coloca ao lado direito do presidente. 

Presidente cessante: Reverendíssimo padre, tendo sido feita no dia N. a eleição dos oficiais e escolhida sua diretoria, segundo a Regra da Congregação e tendo ocorrido tudo em regra, foram eleitos os congregados, cujos nomes o secretário passa a ler.

O secretário cessante proclama por ordem dos ofícios os nomes dos eleitos: Presidente, o sr...., Vice-presidente, o sr...., Secretário, o sr...., Tesoureiro, o sr.... Os oficiais eleitos se levantam ao ouvir o próprio nome e colocam-se de joelhos diante do altar, sendo o novo presidente a estar ao centro. 

Presidente cessante: Agora, Reverendíssimo padre, pedimos que confirmeis a eleição feita, e deis aos eleitos a posse dos respectivos ofícios.

O sacerdote se levanta e coloca-se ao centro do altar, e de mãos juntas, diz:

Sacerdote: Recebais as insígnias de vossos cargos. E que os exercendo, seja em vós gerado o merecimento de receber a vida eterna.

Procede-se a troca das fitas lisas por aquelas dotadas das estrelas de cada cargo, ou a entrega das estrelas a serem colocadas posteriormente, a começar pelo presidente.

O presidente eleito reza, por toda a diretoria, a seguinte oração: 

Presidente eleito: Virgem Santíssima, mãe de Deus e nossa Mãe, nós, Presidente e mais dignatários da vossa Congregação, prometemos solenemente cumprir com fidelidade todas as Regras da Congregação, em especial as de nossos cargos, zelar os interesses espirituais da Congregação de cada um dos seus membros, e empenhar-nos em propagar o vosso culto e aumentar com os nossos bons exemplos o número dos vossos filhos. Conhecendo, porém, a nossa miséria e fraqueza, prostrados a vossos pés, Mãe piedosíssima, suplicamos humilde e confiadamente, que vos digneis abençoar as nossas promessas, e alcançar-nos de Jesus, vosso divino Filho, a graça de as cumprirmos com fidelidade e constância. Assim seja. 

Os eleitos permanecem de joelhos. O sacerdote levanta-se e diz: 

Sacerdote: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.

Oremos.
Senhor, fonte de bondade que confiais o proveito ao justo: vos suplicamos que concedais aos vossos servos o bom desempenho de suas dignidades e vos comprovem pelas boas obras aquilo que outorgais. Por Cristo Senhor Nosso.
Todos: Amém. 

Sacerdote: Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso, Pai, e Filho, e Espírito Santo.
Todos: Amém. 

OU: 
Sacerdote: Dominus vobiscum.
Todos: Et cum Spiritu tuo.

Oremus. 
Omnium, Dómine, fons bonórum justorúmque provéctuum munerátor : tríbue, quæsumus, his fámulis tuis, commíssas bene gérere dignitátes, et a te sibi præstitas bonis opéribus comprobáre. Per Christum Dóminum nostrum.
Todos: Amen.

Sacerdote:Benedíctio Dei omnipoténtis, Patris  et Filií et Spíritus Sancti, descéndat super vos et máneat semper.

Todos: Amen.

Terminada a cerimônia, o sacerdote se retira enquanto os congregados entoam o Hino Oficial das Congregações Marianas do Brasil  ou outro canto apropriado.